Central de Minas -MG

sábado, 19 de março de 2011

Galinha de 2 Cloacas bota dois ovos de uma só vez e é fenômeno em Mantenópolis


Galinha bota dois ovos de uma só vez e é fenômeno em Mantenópolis


gagaDepois do sucesso da “mulher mandioca”, o município de Mantenópolis está novamente apresentando uma nova atração. A reportagem do Jornal Vox Populi esteve na localidade do Córrego Frio, distante alguns quilômetros da sede da cidade e ali descobriu o agricultor Evaldo Alves Siqueira e sua esposa Yone, que mostraram a galinha “Chiquinha” que bota todos os dias, dois ovos, já que a ave possui duas cloacas.
Por que cloaca é, como já falaram, por onde as aves botam os ovos. Além disso, ela é o orifício do canal intestinal e do aparelho urinário. Como não possuem sistema peniano, os machos inoculam os espermatozóides pela cloaca, e as fêmeas o recebem pela mesma. Ou seja, também é utilizada na reprodução.
A galinha Chiquinha ficou tão famosa que já participou de uma exposição em Mantenópolis e agora seu proprietário quer vê-la na televisão. Segundo Evaldo, já houve interesse do Globo Rural e até de outros canais de tv paga, interessados em visitar a propriedade e ali realizarem uma reportagem sobre o animal.

Explicação científica

Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha. E põe grande nisso! Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. “Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente”, diz o médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação. Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo. “Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário. A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário