Central de Minas -MG

sexta-feira, 18 de março de 2011

História de Central de Minas

Central de Minas nem sempre teve esse nome, o qual evoluiu com o próprio município, que na década de 40 teve os primeiro imigrantes chegando a essa terra. Segundo os historiadores mais antigos, foi Manoel Martins e Francisco Rodrigues de Araujo, um dos primeiros habitantes do município, que em 1940 com sua família saíram de Juquirí e veio fixar residência nessa localidade. Sua atividade era a principal da região: a madeira de uma infusa floresta natural. Com a chegada de novos forasteiros e com a extração de madeira, exigia-se maior mão-de-obra, à medida que as árvores iam caindo, apareciam em seus lugares, casas.
Por volta de 1942, surgiam os primeiros comerciantes dentre os quais se destacam Martinho de PaulaJoaquim Deodoro MotaAntônio Jacinto Coimbra e Paulo Queiroz (sendo um dos maiores comerciantes atacadistas nesta cidade, contribuindo muito para o crescimento da mesma).
Com a construção da capela de São Geraldo, o povoado ficou conhecido como São Geraldo de Central, que pertencia ao território do distrito deBom Jesus do Mantena, como podemos constatar no mapa municipal de Conselheiro Pena datado de 1939, passando logo a seguir para Central de Mantena, município a que era subordinado.
Em 1951, com a chegada de José Pinto Neto ( Zé Regina ) foi construída uma estrada para Galiléia, com a finalidade do transporte de madeira. O Distrito foi criado em 12 de Dezembro de 1953 pela Lei nº 1.039 e o Município em 30 de dezembro de 1962, pela Lei nº 2.764 Na data 1º de Marçode 1963 foi decretado feriado municipal em comemoração a instalação do município de Central de Minas de acordo com o artigo 1º da lei nº 8 de 6 de setembro de 1963. O prefeito que mais desenvolveu a cidade foi José Luduvino em seus dois mandatos como prefeito e também como vereador.Mesmo depois de ter saído do seu cargo de prefeito,José Luduvino, continuou contribuindo para o melhoramento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário