Central de Minas -MG

sábado, 19 de março de 2011

Comunidade Oficial do Blog de Central de Minas

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112564992
Participem

Galinha de 2 Cloacas bota dois ovos de uma só vez e é fenômeno em Mantenópolis


Galinha bota dois ovos de uma só vez e é fenômeno em Mantenópolis


gagaDepois do sucesso da “mulher mandioca”, o município de Mantenópolis está novamente apresentando uma nova atração. A reportagem do Jornal Vox Populi esteve na localidade do Córrego Frio, distante alguns quilômetros da sede da cidade e ali descobriu o agricultor Evaldo Alves Siqueira e sua esposa Yone, que mostraram a galinha “Chiquinha” que bota todos os dias, dois ovos, já que a ave possui duas cloacas.
Por que cloaca é, como já falaram, por onde as aves botam os ovos. Além disso, ela é o orifício do canal intestinal e do aparelho urinário. Como não possuem sistema peniano, os machos inoculam os espermatozóides pela cloaca, e as fêmeas o recebem pela mesma. Ou seja, também é utilizada na reprodução.
A galinha Chiquinha ficou tão famosa que já participou de uma exposição em Mantenópolis e agora seu proprietário quer vê-la na televisão. Segundo Evaldo, já houve interesse do Globo Rural e até de outros canais de tv paga, interessados em visitar a propriedade e ali realizarem uma reportagem sobre o animal.

Explicação científica

Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha. E põe grande nisso! Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. “Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente”, diz o médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação. Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo. “Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário. A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Economia de Central de Minas


Economia

Uma parte de sua economia vem dos habitantes que migram para outros países, principalmente EUA. Com a intenção de investir as economias nesta cidade, faz dela uma cidade sempre em obras.

História de Central de Minas

Central de Minas nem sempre teve esse nome, o qual evoluiu com o próprio município, que na década de 40 teve os primeiro imigrantes chegando a essa terra. Segundo os historiadores mais antigos, foi Manoel Martins e Francisco Rodrigues de Araujo, um dos primeiros habitantes do município, que em 1940 com sua família saíram de Juquirí e veio fixar residência nessa localidade. Sua atividade era a principal da região: a madeira de uma infusa floresta natural. Com a chegada de novos forasteiros e com a extração de madeira, exigia-se maior mão-de-obra, à medida que as árvores iam caindo, apareciam em seus lugares, casas.
Por volta de 1942, surgiam os primeiros comerciantes dentre os quais se destacam Martinho de PaulaJoaquim Deodoro MotaAntônio Jacinto Coimbra e Paulo Queiroz (sendo um dos maiores comerciantes atacadistas nesta cidade, contribuindo muito para o crescimento da mesma).
Com a construção da capela de São Geraldo, o povoado ficou conhecido como São Geraldo de Central, que pertencia ao território do distrito deBom Jesus do Mantena, como podemos constatar no mapa municipal de Conselheiro Pena datado de 1939, passando logo a seguir para Central de Mantena, município a que era subordinado.
Em 1951, com a chegada de José Pinto Neto ( Zé Regina ) foi construída uma estrada para Galiléia, com a finalidade do transporte de madeira. O Distrito foi criado em 12 de Dezembro de 1953 pela Lei nº 1.039 e o Município em 30 de dezembro de 1962, pela Lei nº 2.764 Na data 1º de Marçode 1963 foi decretado feriado municipal em comemoração a instalação do município de Central de Minas de acordo com o artigo 1º da lei nº 8 de 6 de setembro de 1963. O prefeito que mais desenvolveu a cidade foi José Luduvino em seus dois mandatos como prefeito e também como vereador.Mesmo depois de ter saído do seu cargo de prefeito,José Luduvino, continuou contribuindo para o melhoramento da cidade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Blog De Mantenopólis com novo dono.

Muitas novidades na area pessoal.
não esqueçam de fazer uma visita no Blog de Mantenopolis

www.mantenopolisnoblog.com.br